Páginas

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Viagem no tempo...

Quem disse que viagem no tempo não existe?!?! Semana passada tive a oportunidade de fazer uma viagem dessas e foi muito legal!!! Depois de tanto adiar, dei um pulo na cidade de Santos, litoral de São Paulo, para conhecer um pouco mais da história do nosso velho e bom cafezinho. A viagem começou pelo centro histórico de santos, onde ainda permanecem muitos casarões antigos, e alguns monumentos a personagens ilustres, sendo o proncipal deles Brás Cubas, fundador da cidade. Santos nasceu em 1545 e desde seu nascimento já representava importante porta de entrada para o novo território. Hoje Santos detém o maior complexo portuário da América Latina e exerce papel fundamental na economia deste continente. 
Mas o principal objetivo da minha viagem foi a visita à Bolsa Oficial do Café, local onde era comercializada toda a produção de café da colônia e mais tarde do País. Atualmente o prédio abriga o Museu do Café ( já mencionado algumas vezes aqui).
 Lá encontrei boa parte da história da economia cafeeira paulista e mineira.  Fotos da época da escravidão, da chegada dos imigrantes, da São Paulo Railway, primeira ferrovia construida no Brasil e muito mais.
Depois, como não poderia deixar de ser, fui tomar um cafezinho na Cafeteria do Museu e aproveitei para levar para casa pó de café moído na hora. Uma delícia!! 
Para finalizar, fui fazer o "city tour" de bonde. É!! Um bonde do começo do século vinte que ainda circula pela cidade e que passa pelas principais atrações do centro histórico, sob orientação de um guia local. É claro que tirei muito mais fotos do que as que coloquei aqui e para poder dividí-las com vocês,  coloquei as melhores lá na nossa página do Facebook.
Espero que todos curtam e que se animem a fazer esse passeio com cheirinho de café!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário