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segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

CAFETERIA - Coado no capricho - Métodos diferentes de extração chegam ao Brasil, valorizam o café filtrado em cafeterias


GLOBO RURAL 



01/01/2012 - Métodos diferentes de extração chegam ao Brasil, valorizam o café filtrado em cafeterias e mostram que o consumidor busca qualidade 

por Hanny Guimarães | Fotos Roberto Seba

Difícil encontrar um brasileiro que não comece o dia com um cafezinho "passado na hora". O hábito faz parte da rotina de 97% da população que escolhe o coador como método principal de preparo da bebida, de acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic). A preferência pelo filtrado permanece também fora do lar, embora as cerca de 3 mil cafeterias do país tenham o espresso como protagonista. Para o mercado, uma maneira de diferenciar o produto no segmento, que é um dos responsáveis pela promoção do grão de mais qualidade.
Agora, no entanto, as casas nacionais voltam às raízes de olho no número expressivo de pessoas que pedem um coado no balcão. Com novos equipamentos e modos de fazer, os estabelecimentos que conquistaram os clientes com máquinas modernas abrem espaço para a tradição. Uma tendência, segundo o diretor executivo da Abic, Nathan Herszkowicz, que tem origem no mercado de cafés dos Estados Unidos. "É possível observar uma reação do filtrado há cinco anos entre os americanos. Para criar uma diferenciação nos produtos oferecidos e aliar a ideia de artesanato à preparação, foram adotadas técnicas que valorizam a filtragem e os GRÃOS de melhor qualidade", afirma.

Veja a matéria completa na Revista Cafeicultura

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