Páginas

sábado, 3 de dezembro de 2011

Dicas de leitura

Para aqueles que andam atras de sugestões para novas leitura (embora os títulos não sejam novos), aí vão algumas dicas com comentários da crítica:

O CASTELO DE VIDRO - Walls, Janet - ed. Nova Fronteira
"As autobiografias são nossos contos de fadas modernos.
A narradora encara o desafio de compreender, perdoar e até mesmo amar a bruxa.
Os leitores ficarão maravilhados com a inteligência e a resistência das crianças da 
familia Walls." (The New York Times)

"O Castelo de Vidro poderá, por vezes, exaurir suas energias, outras, enchê-lo de fúria e, 
finalmente, deixá-lo de queixo caído, maravilhado." (National Review Online)

MARINA, A Vida por uma causa - Cesar, Marília de Camargo - Ed. Mundo Cristão
(Biografia da senadora e ex ministra do meio ambiente, Marina Silva)

Eu particularmente estou gostando muito deste livro (ainda não terminei) porque me mostra um Brasil que 
eu não conheci e uma história que não vivi. A realidade do norte do país, as dificuldades do isolamento geográfico, os movimentos de resistência às invasões dos fazendeiros nas áreas extrativistas do Acre etc. Fatos dos quais só ouvi dizer através de manchetes de jornais e aos quais não dava importância na época, afinal, eu era adolecente quando a floresta "fervia". Independentemente de filiação ou simpatia político partidária, diga-se de passagem, não tenho nenhuma, a história dessa mulher é realmente impressionante.

A Cientista que Curou Seu Próprio Cérebro - Taylor, Jill Bolte - Ediouro
Para a neurocientista Jill Taylor, ter um derrame foi mais do que uma tragédia superada. Acostumada a tratar seus pacientes, viu-se dentro do mundo que fazia parte de seu dia-a-dia. Convencida de que o derrame foi uma das melhores coisas que poderia ter lhe acontecido, decidiu escrever o livro...

Esse livro é impressionante!!! Adorei e recomendo!! 

A Menina que Roubava Livros - Zusak, Markus - Ed. Intrínseca.

Entre 1939 e 1943, Liesel Meminger encontrou a morte três vezes. E saiu suficientemente viva das três ocasiões para que a própria, de tão impressionada, decidisse nos contar sua história, em 'A menina que roubava livros'. Desde o início da vida de Liesel na rua Himmel, numa área pobre de Molching, cidade próxima a Munique, ela precisou achar formas de se convencer do sentido de sua existência. Horas depois de ver seu irmão morrer no colo da mãe, a menina foi largada para sempre aos cuidados de Hans e Rosa Hubermann, um pintor desempregado e uma dona-de-casa rabugenta. Ao entrar na nova casa, trazia escondido na mala um livro, 'O manual do coveiro'. Num momento de distração, o rapaz que enterrara seu irmão o deixara cair na neve. Foi o primeiro dos vários livros que Liesel roubaria ao longo dos quatro anos seguintes. E foram esses livros que nortearam a vida de Liesel naquele tempo, quando a Alemanha era transformada diariamente pela guerra, dando trabalho dobrado à Morte. O gosto de roubá-los deu à menina uma alcunha e uma ocupação; a sede de conhecimento deu-lhe um propósito. E as palavras que Liesel encontrou em suas páginas e destacou delas seriam mais tarde aplicadas ao contexto da sua própria vida, sempre com a assistência de Hans, acordeonista amador e amável, e Max Vanderburg, o judeu do porão, o amigo quase invisível de quem ela prometera jamais falar. Há outros personagens fundamentais na história de Liesel, como Rudy Steiner, seu melhor amigo e o namorado que ela nunca teve, ou a mulher do prefeito, sua melhor amiga que ela demorou a perceber como tal.

Outra história maravilhosa! De uma delicadeza espantosa diante de um cenário de holocausto!!

3 comentários:

  1. Vezes inumeras estive na nossa livraria e até che-
    guei a compulsar um volume de "A menina que roubava livros"...Diante da sua apreciação, estou animado a adquiri-lo na primeira oportunidade.

    ResponderExcluir
  2. Estou adorando "A Menina que roubava livros" Não resisti ao impulso de me presentear...

    ResponderExcluir
  3. Não resisti ao impulso de me presentear ! Já estou lendo "A menina que roubava livros"

    ResponderExcluir