Páginas

domingo, 4 de dezembro de 2011

Hoje a dica é de cinema!!

NOVA CULTURA CONTEMPORÂNEA


24 de setembro a 29 de outubro de 2011


 


ENTRADA FRANCA


 


A Cinemateca Brasileira sedia a 4ª edição do NOVA CULTURA CONTEMPORÂNEA. Com curadoria de David Quiles Guilló, trata-se de um evento de arte contemporânea multidimensional, colaborativo e em progresso, focado, esse ano, na narração de histórias. O objetivo é proporcionar ao público uma experiência total nos espaços da Cinemateca, abrangendo cores, luzes, projeções, música e cenários. A idéia é descontextualizar o cinema e reinventar o jeito de contar estórias, gerando uma experiência ampla de entretenimento a partir de uma maneira diferente de exibição dos conteúdos audiovisuais. Nessa edição, o festival reúne três atividades – projeção de filmes de cineastas contemporâneos, performances de artistas plásticos e instalações cinematográficas executadas ao vivo com a colaboração de diretores e músicos brasileiros e europeus. Entre muitas atrações, destacam-se os programas dedicados aos cineastas David O’Reilly, Yoshi Sodeoka e Alberto Cabrera Bernal, as performances dos artistas Ros Dolan, Flavio Samelo, Defi Gagliardo e das duplas e coletivos Mulheres Barbadas e Base-V, e as instalações cinematográficas executadas ao vivo por nomes como Shima, Isaac Niemand, Protey Temen, Rosa Menkman e Paula Trabulsi, em colaboração com diversas bandas e músicos.


A programação do festival encerra-se no dia 29 de outubro com a realização do projeto BYOB, fundado por Rafael Rozendaal. Artistas ligados aos meios digitais e à internet serão convocados a apresentarem seus trabalhos numa noite de entretenimento e de instalações audiovisuais. Estão confirmadas as presenças de Rafael Rozendaal, Max Hattler, Clemens Behr, E*Rock, M4Sk 22, Simon Woolham, John Hyatt, Beth Wexler, Yoshi Sodeoka, Veronica Luyo, Lucia Zapata, Noriko Okaku, Igor Shin Moromisato, Abstract Birds, Catherine Genest, Fernando Visockis, Rosa Menkman, Alexandre Rangel, Anthony Antonellis, Joymar Castro and Marcelo Fontes, Sara Ludy, Emilio Gomariz, André Damião Bandeira, Jorge Schutze / Cia.Ltda, Samantha Marie, Renato Atuati, MOMO, Sophie Gateau, Sabrina Ratté, Jeffers Egan, Cristopher Cichocki, Alex McLeod, Jan Goldfuss, Carolina Melis, Mark Jenkins, Boris Hoppek, Jimmy Joe Roche, Biosfear, A.Bill Miller, Victor De La Rocque, 310k, Sergei Sviatchenko e do Live mix of all video’s áudio, com David Quiles Guilló e Renato Baractho. O festival NOVA CULTURA CONTEMPORÂNEA é uma realização da Rojo, da Art Unlimited e da Bossa Nova Films, com apoio da Cinemateca Brasileira. Confira mais informações no site www.rojo-nova.com


 


CINEMATECA BRASILEIRA


Largo Senador Raul Cardoso, 207


próximo ao Metrô Vila Mariana


Outras informações:             (11) 3512-6111       (ramal 215)


 


PROGRAMAÇÃO


 


01.10 SÁBADO


 


ANEXO BNDES


 


18h00 ESPAÇO ABSOLUT BLANK | PERFOMANCE DE MULHERES BARBADAS


 


SALA CINEMATECA BNDES


 


18h30 PROGRAMA DAVID O’REILLY


 


FOYER BNDES


 


20h00 INSTALAÇÃO CINEMATOGRÁFICA AO VIVO SHIMA


 


 


FICHA TÉCNICA DAS ATIVIDADES E


INFORMAÇÕES SOBRE OS ARTISTAS


 


PROGRAMA DAVID O’REILLY – exibição de curtas-metragens do artista irlandês David O’Reilly. Serão apresentadas, entre outras, as animações Octocat AdventuresPlease Say Something, Urso de Ouro no Festival de Berlim de 2009, e a também premiada O Mundo Externo. O’Reilly  criou o primeiro vídeo do single “I’ll Go Crazy If I Don’t Go Crazy Tonight”, da banda de rock irlandesa U2. Seu último curta-metragem, O Mundo Externo, estreou na 67ª edição do Festival de Veneza e no Sundance Film Festival de 2011, e desde então ganhou mais de vinte prêmios no circuito de festivais. Foi também apresentado no último Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo.  


sáb 01 18h30 – sala bndes


 


PERFOMANCE DE MULHERES BARBADAS – apresentação da dupla formada pelos artistas brasileiros Henrique Lima e Julio Zukerman, as Mulheres Barbadas. Conhecidos por seus desenhos em preto e branco, e também por disponibilizarem livremente suas obras para download na internet, os dois ilustradores já realizaram trabalhos para a Coca-Cola, MTV, Nestlé e Nike. Seus trabalhos variam entre suportes digitais, tinta sobre papel e instalações.


sáb 01 18h00 – anexo BNDES


 


SHIMA – instalação cinematográfica ao vivo baseada na obra do artista visual brasileiro Shima. Produzida pela Rojo, com direção de Shima e do espanhol Isaac Niemand, trilha sonora da banda experimental BasaVizi e roteiro do curador David Quilles Guilló, SHIMA narra a história de um funcionário público que mantém uma rotina de vida presa à burocracia. Quando as coisas começam a dar errado, ele se perde no labirinto de sua própria consciência, misturando fantasia e realidade. A instalação conta ainda com a participação de Tofer Chin e das Mulheres Barbadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário